sexta-feira, 22 de março de 2013

Reggae em Portugal: seus principais artistas


Ao longo dos anos foram vários os artistas e bandas que surgiram em Portugal porém não são muitos os que têm grande reconhecimento no nosso país. Os Kussondulola foram os grandes pioneiros do reggae em terras lusas, afirmaram-se neste estilo à mais de uma década e continuam ainda nos dias de hoje em força. Perigosa, Chá de Cannabis e Pim Pam Pum são três das músicas mais conhecidas deste grupo.

Richie Campbell é um dos nomes mais conhecidos do reggae em Portugal e é dos mais recentes a surgir na ribalta. Já fez duas viagens à Jamaica para aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre esta cultura e através das suas músicas tenta passar a essência do que é o reggae. As suas músicas mais conhecidas são a Blame it on me, Missing you, That’s how we roll entre outras.

Quanto ao reggae do norte do país existem dois grandes nomes: Bezegol e Souls of fire. Bezegol é um artista do Porto que através das suas músicas tenta mostrar os dilemas que a sociedade de hoje em dia enfrenta e tenta manter sempre as raízes deste estilo musical. Fora da Lei, Tempo, Monstro e Rude Sentido são algumas das músicas que o deram reconhecimento a nível nacional.

Vindos de Matosinhos chegam os Souls of Fire que já contam com 10 anos de existência e com três discos editados. São os que se mantêm mais fiéis as raízes do reggae e que tentam sempre transmitir a paz, positividade e todo o amor que devemos sempre espalhar. Souls of Rasta, Sentido de Vida e Bens Materiais são algumas das suas músicas.

Por fim mas não menos importante é de destacar a família One Love Family que é uma família 100% portuguesa mas com uma pequena particularidade, vivem o reggae dentro e fora de casa. Seguem a filosofia rastafári, os seus costumes, as suas crenças e têm como seu principal objetivo espalhar o amor de Jah Rastafári. Deixo-vos uma pequena reportagem que a SIC fez a esta família.


Fontes: http://palcoprincipal.sapo.pt/top/pt/reggae
              http://zonareggae.wordpress.com/reggae-em-portugal/

Sem comentários:

Enviar um comentário